domingo, 22 de agosto de 2010

Atividade 3 - "Recriando Imagens Televisivas"

Dentre os programas humorísticos da televisão brasileira, um dos que me fazem parar na frente da TV é o Programa da Turma do Didi que vai ao ar todos os domingos a partir das 12h30min (horário de Brasília).

Assim, um dos personagens do referido programa mais querido por mim é o Didi Mocó, personagem este interpretado por Renato Aragão. Confesso que gosto muito do linguajar que ele usa, pelo fato de lembrar o de uma criança na fase das balbucias de suas primeiras palavras.

Dessa forma, optei por coletar uma imagem de sua personagem e realizar minhas intervenções gráficas, utilizando os editores de imagens Gimp e PhotoScape para desenvolver tal processo.

Imagem original retirada do Google. Acesso em: 22 de agosto de 2010.


 "Atividade 1 – Assistir e resenhar o filme"
O filme O quarto Poder do diretor Costa Gravas, tem como tema central a influência e o domínio que a mídia exerce sobre a opinião pública, manipulando-a. Os principais personagens da história são Max Brackett (Dustin Hofmann) e Sam Baily (John Travolta), sendo que o interesse do primeiro é voltar ao auge de sua carreira profissional, quanto que o segundo quer apenas seu emprego de segurança de volta para a sua sobrevivência e de sua família, havendo dessa forma, uma relação distinta entre os interesses individuais e a conduta ética de cada um deles.

Sendo assim, a história começa quando Sam Baily (John Travolta) na personagem de um segurança demitido de um Museu implora à diretora do mesmo o emprego de volta, porém, ela não lhe dá atenção e ele inconformado, a ameaça com uma arma de fogo, que acidentalmente dispara e fere um companheiro de trabalho, além de fazer refém à diretora e uma professora, juntamente com um grupo de crianças.

Dessa forma, Max Brackett (Dustin Hofmann) na personagem de um repórter que já fora um profissional tarimbado de uma renomada rede, e que no momento encontra-se no anonimato, se aproveita da situação ao presenciar o ocorrido, persuadi Sam Baily (John Travolta) para noticiar sua história, alegando que com tal cobertura dos fatos comoveria a opinião da sociedade em geral, quando na verdade ele quer mesmo é se promover com a situação, distorcer o acontecimento, na certeza de que esta traria uma grande repercussão.

Assim sendo, em minha concepção, o papel da mídia do filme foi de deturpar os fatos, ficando perceptível inúmera relação entre os fatos tratados nesta ficção e na vida real, haja vista que a deturpação da mídia se faz presente nos dias atuais, conservando o poder tanto de vitimar, quanto de incriminar quem quer que seja, e sem querer exemplificar fatos, somos sabedores que ocorrem casos na mídia tal qual a história do filme acima mencionado.

De modo geral, as minhas impressões sobre a história mencionada são as já relatadas anteriormente nas entrelinhas discorridas acima, fazendo-se necessário acrescentar, de acordo com o meu ponto de vista, com base nas cenas do referido filme que, na mídia, a ética fica em segundo plano, onde se deturpa e se distorce os fatos, divulgando-os da forma que mais der índice de audiência.

Quanto ao documentário Muito Além do Cidadão Kane do diretor Simon Hartog, após assistir e realizar uma pesquisa na Internet referente ao assunto em evidência ficou notório para mim que a rede de televisão mencionada usufrui de um poderio muito grande e que tal canal internacional exibiu o documentário acima mencionado tornando público todo esse poderio, dentre outros fatos.

Diante do exposto, é perceptível o paralelo existente entre o documentário e o filme O quarto Poder do diretor Costa Gravas, haja vista que em ambos ficam evidentes os interesses particulares, políticos e econômicos que imperam nos bastidores dos espaços midiáticos, sendo válido ressaltar que no Brasil, tal documentário nunca fora exibido na TV, tendo em vista que a referida rede de televisão brasileira não autorizou.

Em suma, subtende-se em relação ao referente assunto em debate que, na maioria das vezes, vai ao ar somente o que favorece as redes de televisão e sempre que necessárias muitas verdades são ocultadas.

Referências Bibliográficas:

http://criticanarede.com/kane.html Acesso em: 21 de agosto de 2010.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Slide de Intervenções – Tarefa 09




Tarefa 9

Na minha concepção, a produção e difusão de informação artística na internet são primordiais para os dias em que estamos vivendo, ou seja, na era digital, por assim dizer que praticamente respiramos a tecnologia 24 h por dia.
Sabemos que o processo de globalização cresce aceleradamente através da informação por meio das novas mídias, superando a distância e o tempo. Junto então com esse processo cresce a produção e difusão artística na internet. E é através dessa produção e difusão que somos capazes de realizar atividades artísticas jamais imaginadas.
Um exemplo bem concreto do tema em questão, foi durante todo o esse bimestre, tanto na disciplina Tecnologias Contemporâneas na Escola 1, quanto na disciplina Atelier de Artes Visuais 1, onde através de softwares livre como o Gimp, fomos capazes de realizar intervenções, produzir novas formas nas imagens, etc.
Dessa forma, num momento em que o mundo inteiro cuida de criar, reproduzir, fazer intervenções artisticamente por meio de recursos computacionais, é vital que nós, futuros arte – educadores nos engajem nesse processo.

OBS: A imagem acima foi capturada na internet no dia 05/10/2009
          Aproveito para fazer a divulgação do meu site:
         
          http://sites.google.com/site/tecgaleria/
        
          Aguardo a visita de todos vocês! 

domingo, 4 de outubro de 2009

Mosaico feito no Picasa de minhas intervenções na unidade 4 na Disciplina Tecnologia Contemporânea na Escola 1. Ressaltando que as intervenções das minhas fotos e das imagens do Flickr, foram realizadas no software Gimp.

Intervenções realizadas pelos meus colegas do Curso Artes Visuais 2009 pela UAB - UnB Pólo de Tarauacá - AC.


Mosaico feito no Picasa de minhas intervenções realizadas no software Gimp na Disciplina Atelier de Artes Visuais 1