domingo, 22 de agosto de 2010

“Atividade 2 – Analisando a TV”
Dentre os programas de humor da televisão brasileira assistidos por mim com o alvo de realizar a Atividade 2 – Analisando a TV, optei pelo programa humorístico A Turma do Didi, exibido aos domingos, pela Rede Globo, a partir das 12h30min (horário de Brasília).

O referido programa é voltado para o público infanto-juvenil, mas, pode ser apreciado pelo público de todas as faixas etárias, onde são tratados os mais diversos temas, da amizade à malandrice.

Os valores sociais, culturais, éticos, políticos e religiosos afirmados pelo programa se dão através da própria convivência entre os personagens, que apesar de terem algumas divergências relâmpagos, estes nunca partem para a agressão ou qualquer outro comportamento degradante ao próximo. As brincadeiras do personagem Didi Mocó são sempre engraçadas e divertidas, de teor totalmente humorístico. Quanto aos valores negados seria difícil evidenciar algum, haja vista que é um programa voltado para o público mencionado anteriormente e não seria ético pôr em evidência tais valores de forma negativa.

O conceito de justiça, do trabalho, do amor, da diversidade sexual e ética, enfim, do mundo em que vivemos, são apresentados de forma bem discreta e sempre com muito humor, tendo em vista a que público fora destinado, a princípio. E o papel do homem, da mulher e da criança, tal como dos homossexuais e dos negros são tratados com muito respeito, ressaltando que os dois últimos quando abordados é de uma forma bem descontraída.

Há uma grande diversidade na caracterização dos personagens, a cada programa algum deles se veste de acordo com cada episódio que irão representar, são roupas chamativas, sempre com algum adereço de palhaço. Eles andam, falam e se vestem de acordo com o personagem que irão representar, com corpos em forma humana, não há padrão de beleza e as diferenças são valorizadas. E recebem no programa um convidado ilustre.

Existem várias caricaturas de humor pejorativo, o próprio personagem de Renato Aragão, o Didi Mocó é um exemplo concreto. Na forma como os personagens são apresentados, acredito que haja reforço de algum estereótipo sim, por se tratar de descrição que caracterizam um grupo como um todo.

As propogandas, quando apresentadas, estas estão voltadas à carater do bem-estar social, sendo veiculada para o mesmo público que assiti ao programa, isso em minha concepção, fazendo-se presente uma relação ideológica.

Não acredito que este programa pode influenciar de alguma forma o comportamento da sociedade, no que diz respeito à moda, modo de falar, hábitos de consumo ou na forma de pensar, por exemplo, mesmo tendo um impacto positivo para a sociedade, pois não faz alusão à pornografia e nem mancha a moral de cidadão algum.

Logo, se pudesse reescrevê-lo ou dirigi-lo, eu modificaria algumas coisas, criando um quadro de gincana, voltada para o campo da educação, saúde e cidadania.



Referências Bibliográficas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Turma_do_Didi  Acesso em: 22 de agosto de 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário