domingo, 5 de setembro de 2010

Atividade 5: ANALISANDO A TV
Objetivando realizar a Atividade 5 – Analisando a TV, escolhi para análise a novela Esmeralda, que está sendo reprisada de segunda a sexta-feira, por volta das 14h15min (horário de Brasília) pelo SBT, sendo destinadas ao público de todas as faixas etárias, cujo enredo da estória está voltado para o romance de Esmeralda e José Armando, personagens de Bianca Castanho e Cláudio Lins.

São muitos os principais temas tratados durante as duas semanas que venho assistindo a novela, desde o amor ao ódio. Os valores sociais, culturais, éticos, políticos e religiosos afirmados pela novela se dão através da própria personagem de Esmeralda, pois se trata de uma menina doce que mesmo não enxergando com os olhos, consegue ver muitas coisas através de sua sensibilidade. Quanto aos valores negados eu diria que na novela existe muito preconceito contra a pobreza e o deficiente visual.

O conceito de justiça, do trabalho, do amor, da diversidade sexual e ética, enfim, do mundo em que vivemos, são apresentados de forma bem explícita na referida novela, um exemplo concreto disso é a personagem Esmeralda que mesmo não vendo a luz do sol, nem o clarão da lua, parece uma divindade em meiguice e caráter. E o papel do homem, da mulher e da criança, tal como dos homossexuais e dos negros são tratados com muito respeito, mesmo que ainda tenha que se melhorar em alguns aspectos.

Há uma grande diversidade na caracterização dos personagens, pois cada personagem se veste de forma e estilo diferente, uma vez que tem o estilo senhora, mocinha, peão, dentre outros. Eles andam, falam e se vestem de acordo com o meio social a qual estão inseridos. Há um padrão de beleza, haja vista que parece ser indispensável nas novelas. Esmeralda, por exemplo, é muito linda, porém, Graziela acredita ser mais bonita que ela pelo fato de Esmeralda não enxergar, ficando notório que as diferenças não são valorizadas.

Não existem caricaturas de humor pejorativo, também acredito não haver reforço de algum estereótipo, haja vista que não se trata de descrição que venha a caracterizar um grupo como um todo.

As propogandas veiculadas no intervalo da novela estão voltadas para os produtos de consumo, como roupas, bebidas e até mesmo propagandas à carater do bem-estar social , sendo abrangente para o mesmo público que a assiste, fazendo-se presente uma relação ideológica.

Posso afirmar que esta novela pode influenciar de alguma forma o comportamento da sociedade, no que diz respeito à moda, modo de falar, hábitos de consumo ou na forma de pensar, uma vez que sabemos que as pessoas são adeptas do que é representado através das novelas.

Na minha concepção, essa novela tem um impacto positivo na sociedade brasileira, uma vez que nesta são cultivados muitos valores, tais como a pureza, a compreensão e em especial o amor, mesmo que a princípio tenha me chocado a cena em que Rodolfo derruba uma barraca de Esmeralda pelo fato desta ser cega e pobre, ainda quando ele não sabia que era seu pai e não aceitava o romance da mesma com o “seu filho” José Armando.

Logo, se pudesse reescrevê-la ou dirigi-la, eu modificaria alguns fatores, dentre eles, não permitiria que Graziela tivesse um romance com Adrian, pelo fato dela ser preconceituosa e viver destratando a Esmeralda.

Obs. Mosaico feito por mim no software PhotoScape com imagens retiradas do Google Acesso em: 05 de setembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário