segunda-feira, 4 de junho de 2012

PROJETO ARTEANDO O CORDEL


1.    Apresentação:
O Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 intitulado por mim de ARTEando o Cordel, cujo mesmo é de minha autoria, consiste na execução deste na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rilza Maria Daniel do Nascimento.
Cabe explicitar aqui que o objetivo deste projeto é levar para o espaço escolar a Cultura Popular por meio do Gênero Literário Cordel, bem como a arte da xilogravura, de forma que seja oportunizado aos educando conhecer outros gêneros da literatura e outras técnicas artísticas, além de objetivar despertar nos educando o gosto pela leitura, bem como despertar seu processo criativo nas xilogravuras.
Dessa forma, como já venho mencionando, sou fascinada pelo Cordel, pois, acredito que este quando utilizado no espaço escolar, a leitura, bem como outros conhecimentos que o tal gênero literário é capaz de proporcionar, a aprendizagem torna-se mais interessante e prazerosa.
Assim, cabe ainda enfatizar que a Literatura é uma área de conhecimento que desperta no ser humano o processo criativo, haja vista que por meio de uma poesia pode-se exprimir sentimentos, tais como amor, ódio, uma crítica social e etc, de forma que a Arte, por sua vez também proporciona tudo isso e muito mais, fato pelo qual as escolhi para fazer uma aproximação de ambas no projeto mencionado anteriormente.
2. Motivação:
Considerando que no Cordel é utilizada uma linguagem de fácil compreensão é que me sinto motivada para abordar tal assunto com os educando inseridos na Modalidade de Ensino da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Programa EJA – I (1ª à 4ª série), pois, se trata de pessoas de baixa renda que na maioria das vezes não conseguem entender a linguagem culta dos livros didáticos, sendo que a forma mais adequada que descobri para realizar este trabalho foi por meio da Arte e Literatura, haja vista que ambas oportunizam ao ser humano o processo criativo.
3. Objetivos:
Objetivo Geral:
·         Apreciar a Cultura Popular.
Objetivos Específicos:
·      Proporcionar aos alunos o contato com a Literatura de Cordel;
·      Mostrar aos educando a arte da xilogravura;
·      Desenvolver a capacidade criadora dos alunos;
·      Realizar uma exposição com “folhetos” e xilogravuras produzidas pelos próprios educando.
4. Público alvo:
A atividade será aplicada a um número de aproximadamente 12 alunos, com uma variável faixa etária de 14 a 45 anos, inseridos na Modalidade de Ensino da rede municipal EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Programa EJA – I (1ª à 4ª série), podendo tal trabalho representar para essas pessoas a importância do meio no qual se encontram inseridas, bem como a valorização de suas histórias de vida, resgatando, dessa forma, a autoestima dos mesmos.
5. Metodologia:
A metodologia a ser aplicada tomará como ponto de partida as seguintes etapas:
Primeira Etapa: Informação e visualização (1h00min.)
Inicialmente será feito um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos por meio de uma roda de conversa na sala de aulaEm seguida serão distribuídos para cada educando um “folheto” que será o primeiro contato da turma com a Literatura de Cordel, para que assim, os educando possa analisar a estrutura de um Cordel, sendo que na oportunidade, explicarei que no projeto trabalharemos com as sextilhas, haja vista que são as mais indicadas no Cordel. Explicarei ainda a estrutura das sextilhas, ou seja, de que forma são rimados os versos.
Segunda Etapa: Informação e visualização (1h00min.)
Será colocado dois CD’s de poesias rimadas do Artista Popular de Tarauacá Chaga do Vale, sendo que será ouvida no CD Volume 01 “Sou um privilegiado” a Poesia01: Sou um Tarauacaense, bem como a Poesia 02: Sou um privilegiado, esta de mesmo nome do CD. No CD Volume 02 “A-me contar” será ouvida a Poesia 18: Minha Tarauacá, e por fim a Poesia 19: Quando Deus criou o mundo. Em seguida será exibido o Vídeo – Xilogravura como fazer.
Terceira Etapa: Produção das sextilhas (1h00min.)
Será sugerido aos educando que cada um crie uma sextilha com base no tema que será escolhido pelos próprios, isto é, cujo tema eles queiram abordar em forma de Cordel.
Quarta Etapa: Produção das xilogravuras (1h00min.)
Produção de xilogravuras falsas, isto é, xilogravuras entalhadas na base de isopor cujas mesmas retratem os versos nas sextilhas.
Quinta Etapa: Exposição (1h00min.)
Será realizada uma exposição com recital das sextilhas e mostras das xilogravuras produzidas pelos educando.
6. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados:
- Folhetos;
- Notebook;
- CD de histórias rimadas do Artista Popular de Tarauacá Chaga do Vale;
 - Vídeo – Xilogravura como fazer;
- Data Show;
- Mini Caixa de Som;
- Placas de isopor nº. 16, medindo aproximadamente 15 x 20 cm;
- Pincel Anatômico;
- Tinta Guache;
- Estilete;
- Papel sulfite tamanho A4.
7. Referências:
Confesso que desde o momento que cogitei a possibilidade de trabalhar o Cordel em meu PIEA2 tenho realizado buscas tanto na internet, quanto em outros campos de pesquisa sobre esta arte de rimar que é constantemente representada por meio da xilogravura, de forma que tenho assistido a vários vídeos de J.Borges, visitado muitos endereços eletrônicos e lido diversos artigos sobre o assunto em evidência, tanto que criei em meu Notebook uma pasta intitulada “Adentrando no Universo da Literatura de Cordel”, diante disso, disponibilizo abaixo, blogs, links, portais e sites que estão servindo de norte para o desenvolvimento do meu Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2.
http://www.youtube.com/watch?v=9BG8gn_jh3k&feature=related

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