domingo, 3 de junho de 2012

Tarefa: Material


Seguindo as orientações da Semana 8, mais precisamente no link listas, anotações, fiz uma lista dos materiais e recursos a serem utilizados por mim na implementação do meu projeto interdisciplinar. Guardei em meu Notebook em uma pasta que criei sob o título de “Adentrando no Universo do Cordel”, com blogs, links, portais e sites que estão servindo de norte para o desenvolvimento do meu projeto.
Faz-se necessário enfatizar que desde o início desta disciplina, quando cogitei a possibilidade de abordar o Cordel no PIEA2 que venho realizando buscas tanto na Internet, quanto em outras fontes de pesquisas acerca do assunto, de forma que tenho realizado leitura de vários artigos sobre essa arte de rimar, de igual modo assistido a vários vídeos de J. Borges, grande mestre da xilogravura.
Dessa forma, para a realização da tarefa da Semana 9, adotei como material educativo para distribuir no ato da aplicação do projeto acima mencionado, Jogo de Quebra-cabeça (seis peças) utilizando uma das tiragens das muitas xilogravuras do xilogravo e cordelista J. Borges.
A minha ideia em relação ao referido material educativo é que os educando ao montar o Quebra-cabeça formem a imagem, sendo que atrás de cada peça terá informações relevantes acerca do projeto, bem como proposta de atividades relacionada ao conteúdo aplicado. Por exemplo, em uma peça terá informações do que é o Projeto ARTEando o Cordel, em outra o Objetivo Geral, na outra definição de Cultura Popular e assim sucessivamente. Terá definição de Literatura de Cordel, sextilhas, a Poesia rimada “Minha Tarauacá”, do Artista Popular Chaga do Vale, definição de xilogravura, tiragens das mesmas, e por fim, as propostas referentes ao que será aplicado no Projeto.
Abaixo, um modelo do Jogo de Quebra-cabeça para um entendimento maior acerca do referido material educativo.


Quanto ao material educativo para deixar na escola, estou idealizando confeccionar um Jogo de Baralho personalizado, isto é com xilogravuras e Cordel. Minha ideia é que tal material fique na escola e sirva de subsídio para eventuais projetos relacionados ao cordel que a mesma venha realizar.
Os Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados na implementação de meu projeto são:
- Folhetos;
- Notebook;
- CD de histórias rimadas do Artista Popular de Tarauacá Chaga do Vale;
 - Vídeo – Xilogravura como fazer;
- Data Show;
- Mini Caixa de Som;
- Placas de isopor nº. 16, medindo aproximadamente 15 x 20 cm;
- Pincel Anatômico;
- Tinta Guache;
- Estilete;
- Papel sulfite tamanho A4.
Por fim, disponibilizo abaixo, blogs, links, portais e sites que estão servindo de norte para o desenvolvimento do meu Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2.
http://www.youtube.com/watch?v=9BG8gn_jh3k&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário